Como se calcula la apótema?
Para que serve o apótema
- Área: A = (L².√3)/4 ou A = (3.L)/2 . a.
- Perímetro: P = 3.L.
- Altura: h = (L.√3)/2.
- Apótema: a = (L.√3)/6 = R/2.
- Raio da circunferência inscrita: r = (L.√3)/6.
- Raio da circunferência circunscrita: R = (L.√3)/3.
O que é apótema de um triângulo equilátero?
O apótema é um segmento de reta que parte do centro de um polígono e vai até o ponto médio de um de seus lados. Como esse triângulo é equilátero, o apótema também é bissetriz e altura do ângulo central AÔC.
Qual é a medida do apótema de um triângulo equilátero inscrito?
d) O apótema de um triângulo equilátero inscrito é o segmento que vai do seu centro até a borda da circunferência. e) Não existe fórmula que pode ser usada para determinar a medida do apótema de um triângulo equilátero inscrito.
O que é o apótema de um polígono regular?
Considerando um círculo e um polígono inscrito de n lados, definimos como apótema de uma figura poligonal o segmento de reta que parte do centro da figura formando com o lado um ângulo de 90º, isto é, podemos dizer que o apótema é perpendicular ao lado do polígono.
O que é apótema de um quadrado?
3 – Apótema: É a distância entre o centro de um polígono regular e o ponto médio de um de seus lados. No caso do quadrado inscrito, o apótema também forma um ângulo reto com o lado com o qual faz contato.
Como calcular o apótema de um hexágono regular?
Para calcular o apótema vamos considerar um polígono regular de 6 lados, um hexágono, cujo lado mede 3 cm. Primeiro precisamos saber qual será o ângulo no ponto de onde sai o apótema. Para isso, pasta dividir 360° pela quantidade de lados do polígono, no nosso caso, 6 lados. Assim, teremos 60°.
Como calcular o apótema de um polígono regular?
O que é um quadrado circunscrito?
Quadrado circunscrito As medidas do lado e do apótema do quadrado podem ser escritas em função da medida do raio da circunferência inscrita a ele. A medida do ângulo central do quadrado é 90º, pois med(Ô) = 360º/4 = 90º.
Qual é a fórmula para calcular a área de um quadrado?
Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).
Como calcular a área de um hexágono regular?
Podemos dizer que a área de um hexágono regular será igual à soma das seis áreas dos triângulos equiláteros.
Como calcular o apótema de um pentágono?
O apótema é uma linha que sai do centro do pentágono e toca um dos lados dele, em um ângulo reto. Se você souber o comprimento dele, é possível usar essa simples fórmula. Área de um pentágono regular = pa/2, onde a = perímetro e a = apótema.
Como calcular a área de um polígono regular?
Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois.
Como calcular a área do triângulo?
Solução. Para calcular a área do triângulo usando a fórmula básica, precisamos conhecer a medida da altura. Considerando a base como o lado de diferente medida, iremos calcular a altura relativa a esse lado. Lembrando que a altura, neste caso, divide o lado em duas partes iguais, usaremos o teorema de Pitágoras para calcular sua medida.
Quais são as três alturas de um triângulo retângulo?
O triângulo retângulo possui um ângulo reto (90º), e dois ângulos agudos (menores que 90º). Desta maneira, das três alturas de um triângulo retângulo, duas coincidem com os lados desse triângulo. Além disso, se conhecermos dois lados de um triângulo retângulo, usando o teorema de Pitágoras, facilmente encontramos o terceiro lado.
Como calcular a área de um triângulo isósceles?
Quando queremos calcular a área de um triângulo isósceles e não conhecemos a medida da altura, também podemos usar o teorema de Pitágoras para encontrar essa medida. No triângulo isósceles, a altura relativa a base (lado com medida diferente dos outros dois lados) divide este lado em dois segmentos congruentes (mesma medida).
Qual é a função do apótema?
O apótema é o segmento de reta que liga as extremidades de um polígono regular ao seu centro geométrico. Dessa maneira, ele pode ser usado em vários polígonos regulares. Por exemplo, o triângulo, quadrado e hexágono. Neste post, você vai ver a definição, a fórmula e muito mais sobre o apótema. O que é apótema?